Imprimir

Notícias / Brasil

Médico diz que primeiras 24 horas após cirurgia de Alencar foram 'satisfatórias'

G1

O cardiologista Roberto Kalil Filho, que acompanha o vice-presidente José Alencar, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, disse nesta terça-feira (27) que as primeiras 24 horas de recuperação foram "satisfatórias".

"Agora temos até amanhã para tentar que ele respire sem a ajuda de aparelhos", disse o médico. Segundo ele, a sedação já foi suspensa. "Foi suspensa com o objetivo de tirá-lo dos aparelhos."

"Cada paciente responde de uma maneira [a uma cirurgia]. O vice-presidente está respondendo muito bem, está estável e dentro da nossa programação", afirmou o médico.

Alencar está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para se recuperar de uma cirurgia realizada no domingo (25) que retirou tumores da região abdominal. O procedimento durou mais de 17 horas.

Boletim médico divulgado nesta terça informou que ele respira por aparelhos e que "mantém todos os sinais vitais normais, inclusive com bom funcionamento do rim".

Visita de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no hospital no início da tarde. Em entrevista após a visita, ele destacou a “fortaleza” do vice e disse que “a mão de Deus está cada vez mais presente nas cirurgias” de Alencar.

O presidente afirmou que deixava o hospital feliz com o otimismo dos médicos e da família. “Tenho certeza de que a hora que ele puder falar, a primeira coisa vai dizer é que é preciso reduzir a taxa de juros”, brincou.

Lula disse que acredita numa recuperação mais rápida de Alencar agora, em comparação com as cirurgias anteriores. O presidente contou que conversou com Alencar na sexta (23) sobre a cirurgia. “Fiquei pensando se teria coragem de fazer a cirurgia se estivesse no lugar dele”, disse aos jornalistas.

A cirurgia
A cirurgia, considerada de alta complexidade pelos médicos, é a mais delicada realizada nos dez anos em que José Alencar luta contra o câncer.

Durante o procedimento, foram retirados nove tumores. Para remover o maior deles, com 12 centímetros de diâmetro, foi preciso remover também parte dos intestinos grosso e delgado. Foi necessário ainda retirar dois terços do canal que liga o rim esquerdo à bexiga; os médicos usaram parte do intestino para reconstruir o canal.

Também foram removidos pelos menos outros oito tumores menores na região abdominal. No final da operação, os médicos também aplicaram uma injeção com uma solução de quimioterapia para que fossem eliminadas possíveis células cancerígenas.

A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião-oncologista Ademar Lopes. “O Vice-Presidente e seus familiares foram avisados sobre a complexidade do procedimento, bem como, sobre os riscos trans e pós-operatórios, estando todos de perfeito acordo”, frisou o cirurgião-oncologista Ademar Lopes.

Íntegra
Veja íntegra do boletim divulgado nesta terça:
"José Alencar Gomes da Silva, 77 anos, Vice-Presidente da República, segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após submeter-se a cirurgia de alta complexidade para retirada de tumores no retroperitônio (porção posterior do abdome), no domingo, 25/1.

O paciente está estável, respira por aparelhos e mantém todos os sinais vitais normais, inclusive com bom funcionamento do rim.

As equipes que assistem ao Vice-Presidente são coordenadas pelos professores doutores Paulo Hoff (oncologista clínico), Roberto Kalil Filho (cardiologista) e Ademar Lopes (cirurgião-oncologista).

Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira

Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Riad Younes
Diretor Clínico"
Imprimir