Imprimir

Notícias / Política MT

Maia contesta críticas à política ambiental e alega que houve avanço

Da Redação - Pollyana Araújo

O secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Maia, afirma que, ao contrário do que vem sendo criticado, o Estado tem feito investimentos sistemáticos na área ambiental, principalmente nos últimos cinco anos. A afirmação foi uma resposta, inclusive, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), que criticou a falta de fiscalização da Sema no que diz respeito às licenças ambientais.

Segundo ele, de 2004 a 2009 houve redução de 89% do índice de desmatamento no Estado e que o governo do Estado investiu R$ 60 milhões na área ambiental no ano passado, o correspondente a R$ 45 milhões a mais do que em 2005. “Estamos sendo acusados por desvio de conduta injustamente”, disse.

Maia defende que dos cinco servidores da secretaria envolvidos na operação Jurupari, desencadeada no mês passado pela Polícia Federal, três são acusados por atender telefonema de acusados de participação no esquema de liberação irregular de licenças ambientais, e considera que não há ilegalidade nisso. Disse ainda que o modelo de gestão ambiental desenvolvido por Mato Grosso vem sendo copiado por outros estados, como Rondônia, Pará e até pelo Ministério do Meio Ambiente.

Para investigar o suposto envolvimento de servidores no caso, a Sema instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), cuja comissão é composta por representantes do Ibama e da UFMT. Além disso, os processos vêm sendo analisados por peritos oficiais do Estado.
Imprimir