Imprimir

Notícias / Política MT

Silval nomeia ex-diretor do Cipem para Mudanças Climáticas

De Sinop - Alexandre Alves

O governador Silval Barbosa (PMDB) nomeou o engenheiro florestal Júlio César Bachega, que há um ano e meio exercia cargo de diretor executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), como secretário adjunto de Mudanças Climáticas, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A nomeação foi publicada hoje, no Diário Oficial do Estado.

Bachega chega para substituir o exonerado Alex Sandro Marega, que junto com outras 92 pessoas foi indiciado pela Polícia Federal por crimes ambientais depois da Operação Jurupari. O novo secretário adjunto tem 31 anos, é engenheiro florestal com formação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT - e estava na diretoria executiva do Cipem desde o começo de 2009.

No ano passado ajudou a fortalecer o setor de base florestal, desenvolvendo um trabalho de aproximação do Cipem com os sindicatos madeireiros de São José do Rio Claro, Juara, Juína, Aripuanã, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Sinop e Sorriso.

Agora, na Sema, precisará recuperar a credibilidade da pasta adjunta que chefiará, já que os antecessores, principalmente Afrânio Migliari, foram tidos pela Polícia Federal como líderes de um esquema de emissão fraudulenta de licenças ambientais e planos de manejo florestais, que culminou na Jurupari.
Imprimir