Imprimir

Notícias / Política BR

Impasse do PMDB emperra negociações entre partidos em SC

Terra

O impasse sobre uma possível intervenção no diretório do PMDB de Santa Catarina vem deixando todos os partidos na defensiva e praticamente deixaram suspensos quaisquer avanços negociações. Nesta segunda-feira (21), peemedebistas e também membros do PSDB, PDT, PP e PT se reuniram, cada um em sua própria sede, mas todos à portas fechadas. Os representantes partidários informaram oficialmente que foram decididos apenas "encaminhamentos" para as convenções do próximo final de semana.

Uma das reuniões mais aguardadas era a da direção tucana. De acordo com os líderes do PSDB, havia a possibilidade de anúncio de adesão à campanha d o pré-candidato do DEM, Raimundo Colombo, ao governo do Estado. A aliança não ocorreu, pelo menos por enquanto, devido à ausência do governador catarinense, Leonel Pavan (PSDB), e ao impasse sobre a situação do PMDB no Estado. Sem esconder a intenção de ser candidato, ele destacou que acata uma ordem do partido. "Estava trabalhando neste sentido, mas se a direção apontar que existe um caminho mais forte a seguir, vamos seguir por este caminho", afirmou Pavan.

No PMDB, a tríplice aliança já é dada como "fato consumado" inclusive nas chapas proporcionais. "Até quarta-feira os partidos da tríplice aliança devem reunir-se e chegar a um consenso sobre os critérios de participação de cada um", afirmou, em nota, o presidente estadual Eduardo Pinho Moreira - pivô de toda a indefinição ao desistir da pré-candidatura na segunda-feira passada (14).

Até a próxima quinta (24), estão abertas as inscrições de possíveis candidatos ao governo do Estado e ao Senado Federal. Os peemedebistas evitam comentar sobre a ameaça de intervenção e apenas declararam oficialmente que uma comissão debaterá o assunto em Brasília na próxima terça-feira (22). Além da bancada de deputados federais, quatro ex-governadores estarão no encontro no diretório Nacional do PMDB: Casildo Maldaner, Paulo Afonso Vieira, Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira.

PP e PDT
A pré-candidata do PP ao governo de Santa Catarina, Ângela Amin, participou de um encontro com a Executiva Estadual do PDT na tarde de hoje para acertar detalhes de um possível acordo.

Tal como a maioria dos encontros realizados, os progressistas não anunciaram oficialmente um acordo e esperam pela decisão sobre a intervenção no diretório dos rivais peeemedebistas. "Estamos andando, conversando e mantendo as portas abertas", disse Ângela Amin.

O diretório progressista também efetuou um encontro para tratar detalhes da convenção estadual. Cotado para disputar uma vaga ao Senado, o ex-governador Esperidião Amin desconversou sobre a possível candidatura. "Eu sou o famoso pedido de socorro e espero não ser usado", afirmou.
Imprimir