Imprimir

Notícias / Brasil

Lula vai defender refúgio a Battisti em carta ao presidente italiano

G1

O porta-voz da presidência da República, Marcelo Baumbach, disse nesta segunda-feira (19) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva responderá a carta do presidente italiano, Giorgio Napolitano, em que ele manifesta surpresa com a decisão brasileira de conceder refúgio político ao ex-ativista Cesare Battisti.

O porta-voz disse que o presidente leu a carta apenas nesta segunda-feira (19), porque a embaixada encaminhou a correspondência para o gabinete pessoal de Lula. Ele salientou ainda que o governo brasileiro não irá revelar o conteúdo do comunicado ao presidente italiano. Mas, certamente, Lula defenderá a decisão do governo brasileiro.

“A carta foi recebida no sábado [17] à tarde e o embaixador italiano mandou a carta para o gabinete pessoal do presidente Lula, que certamente responderá. A forma dessa resposta deve ser uma carta. A decisão foi tomada e é uma decisão soberana do governo brasileiro. Vamos responder e não vamos antecipar o conteúdo. A divulgação será feita pelo governo da Itália”, disse o porta-voz.

Lula teria ficado contrariado com a forma que o governo italiano tratou do tema, divulgando, por exemplo, o conteúdo da carta enviada para ele pela imprensa. Segundo Baumbach, não há previsão para envio da carta. “Não posso dizer quando a reposta será enviada”.
Imprimir