Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Funcionária da Sanecap solicita voluntários para doarem sangue a sua avó

Da Assessoria

cccccom problemas cardíacos. Dona Maria Cardoso está com 76 anos de idade e necessita receber diariamente reposição de plaquetas.

Os doadores interessados devem procurar a assistência social/enfermaria da Sanecap, que vai disponibilizar um veículo para o transporte dos voluntários nesta terça-feira (22-06) pela manhã. O sangue será coletado por uma equipe do banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital de Câncer de Cuiabá.

A médica Iolanda Aparecida Pereira Vargas, do setor de Triagem de Doadores do banco de sangue, informa que o doador pode ser de qualquer tipo sanguíneo. No entanto, é importante que informe o nome da pessoa em que o sangue será destinado.

Para ser doadora a pessoa precisa estar bem de saúde, não pode estar tomando remédio controlado, nem ter tido doenças, como hepatite, malária e chagas, e ainda, não ter Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Quem tomou a vacina contra o vírus H1N1 pode fazer a doação após 48 horas. Outros requisitos para ser doador é ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50kg.


Imprimir