Imprimir

Notícias / Política MT

Vereadores protelam posse da Mesa para fevereiro

Da Redação - Kelly Martins

Dos 18 vereadores de Cuiabá, 13 decidiram nesta terça-feira (22), em primeira votação, pela aprovação da emenda que prevê a protelação da posse da Mesa Diretora para o início de fevereiro, a cada dois anos quando ocorre a escolha da nova composição e mantiveram a eleição para 17 de dezembro. No entanto, a emenda que pretende antecipar a votação para setembro ainda será apreciada em plenário. Agora, os interessados terão o prazo de 10 dias para apresentar emendas modificativas, que serão apreciadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Depois disso, a emenda será encaminhada novamente para ser analisada em plenário, sendo necessário para a aprovação de, no mínimo, 12 vereadores, o que representa dois terços. O caso tem gerado polêmica porque os vereadores se vêem obrigados a apoiar parlamentares que não disputarão o processo eleitoral de outubro e pretendem disputar a presidência da Câmara em troca de apoio na eleição estadual. Por isso, alguns vereadores, como, Ivan Evangelista (PPS) e Adevair Cabral (PDT), vem atuando nos bastidores a antecipação.

Também se mostra favorável à alteração o vereador Antônio Fernandes (PSDB) quer que a definição ocorra apenas em 1º de janeiro de 2011. Argumenta que, assim, os suplentes que conseguirem se efetivar na Câmara após a eleição dos titulares na Assembleia Legislativa neste ano, terão direito ao voto.

A intenção é que a mudança tire o poder político de vereadores que são pré-candidatos a cargos eletivos. A mudança começou a ser discutida nos últimos dias diante da proposta de revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara, analisada por uma comissão presidida pelo vereador Pastor Washington (PRTB).
Imprimir