Imprimir

Notícias / Brasil

Transferências do governo têm segundo maior peso na composição da renda dos brasileiros

Agência Brasil

Divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) constata que transferências governamentais e intrafamiliares têm o segundo maior peso na composição da renda dos brasileiros, formada prioritariamente pelo rendimento do trabalho.

A renda oriunda do trabalho compõe 61,1% do rendimento total das famílias (R$ 2.641), chegando a R$ 1.688. A segunda maior participação nessa composição é a das transferências (18,5%), que incluem as aposentadorias e pensões governamentais, pensões públicas e privadas, bolsas de estudos, além de programas de transferência de renda do governo federal.

Realizada entre nos anos de 2008-2009, a POF revela que as aposentadorias e pensões representaram mais de 80% das transferências, sendo que 55% vinham do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os programas do governo somavam 3%.

”As aposentadorias e pensões governamentais mostraram o impacto de parte dos inativos na população, na composição total do rendimento”, afirma o texto da pesquisa.
Imprimir