Imprimir

Notícias / Economia

Redução do destamamento beneficia os EUA, diz Jorge Yanai

De Brasília - VT

O senador Jorge Yanai (DEM/MT) fez um alerta no plenário do Senado para a existência de um interesse maior nas ações de norte-americanos em favor da redução do desmatamento das florestas tropicais. De posse de documento produzido e lançado no final de maio pela ONG Avoided Deforestation Partners, o parlamentar informa que a agricultura norte-americana e a indústria de produtos florestais podem se beneficiar financeiramente da conservação das florestas tropicais. 

“A destruição das florestas tropicais mundo afora devido à extração de madeira, a agricultura e pecuária levou a uma dramática expansão da produção de commodities, que compete diretamente com os produtores norte-americanos”, extraiu Yanai de um trecho do material.

O relatório foi criado com o objetivo de convencer senadores dos Estados Unidos ligados ao agronegócio a aprovarem a lei de mudança climática em tramitação no Senado. Na opinião do senador, o documento deixa claro a real intenção por trás de ações americanas em prol da conservação ambiental: "evitar o crescimento da agricultura em outros países, nesse caso, mais especificamente no Brasil, que tem seus números de produção agrícola cada vez mais competitivos".

Yanai informou também que, segundo o estudo, os agricultores americanos podem ganhar até U$ 270 bilhões no período que vai até 2030 com a redução do desmatamento nos países tropicais. Segundo ele, isso ocasionaria uma diminuição da produção de madeira, carne, soja e dendê no Brasil e a produção americana ganharia mais espaço, além de poder elevar os preços.

O senador lembrou o fato de a produção agrícola do Brasil vir ganhando espaço e representatividade cada vez maior no mercado mundial, chegando à projeção de um crescimento de 40% em 10 anos, segundo informações da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Jorge Yanai lembrou ainda que investimentos no país são indispensáveis: “É necessário investir urgentemente em infraestrutura no Centro-Oeste do país, como a criação das hidrovias e ferrovias, que permitirão o escoamento da produção agrícola que está por vir. Precisamos da conclusão da BR-163, da Ferrovia Norte-Sul, da Hidrovia Teles-Pires Tapajós”.

O parlamentar mencionou também dos pontos positivos na alteração do Código Florestal proposto pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB), como a consolidação de áreas consolidadas, “como as regiões de arrozais do Rio Grande do Sul ou as plantações de café no sudeste”, e a transferência do poder de decisão aos Estados sobre questões específicas do meio ambiente. As informações são da assessoria de imprensa do senador Jorge Yanai.

Imprimir