Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Sema seleciona brigadistas no Araguaia contra queimadas

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Uma equipe de brigadistas está sendo formada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em Barra do Garças para auxiliar no combate as queimadas no Parque Estadual da Serra Azul. Em função do número reduzido de vagas, foram selecionados 15 dos 34 candidatos.

Os brigadistas serão remunerados e vão cumprir 8 horas/dia de trabalho no parque e vão monitorar possíveis focos de queimadas, além de trabalhar para prevenção promovendo palestras com moradores das encostas da serra.

O diretor da Sema Kleber Fabiano informou que o número é reduzido, mas está esperando através do Moacir do Couto quem sabe dobrar esse efetivo. Segundo Kleber, a prefeitura de Barra do Garças ficou de ceder também uma brigada para auxiliar na vigilância ao parque. “Nós queremos estar com força toda para impedir queimadas na serra” ponderou.

A brigada vai auxiliar a Sema no cumprimento do período proibitivo de queimadas rurais de 15 de julho até 15 de setembro monitorando o parque, as encostas e propriedades rurais no alto da serra. Kleber explicou que ainda existem produtores no alto da serra que usam o fogo para limpeza de pasto e acabam prejudicando o Meio Ambiente.

As queimadas urbanas são permanentemente proibidas adverte a Sema que estará aplicando multas aos infratores. Recentemente o município de Barra do Garças proibiu também as queimadas em quintas de ciscos que podem gerar multas de R$ 5 mil reais. Todos esforços para manter o ar puro e saudável durante um período do ano de baixa umidade relativa do ar pela escassez de chuvas.

A seletiva contou com a participação de um sargento do Corpo de Bombeiros e uma palestra do promotor Wesley Sanches Lacerda aos candidatos. O resultado sai na semana que vem.
Imprimir