Imprimir

Notícias / Brasil

Inmet alerta para baixa umidade do ar em seis estados neste domingo

G1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para baixa umidade relativa do ar em seis estados, neste domingo (27). Em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais, a umidade pode ficar abaixo dos 30% em algumas áreas, o que representa estado de alerta. O índice ideal de umidade é acima dos 50%.

"Essa condição faz parte da climatologia da região no inverno. A estação é caracterizada, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, pela passagem de massas de origem polar, que são frias e secas. Isso provoca quedas de temperaturas e tempo seco", diz ao G1 o meteorologista Manuel Rangel, do Inmet.

De acordo com Rangel, o inverno pode ser dividido em três etapas. "No primeiro mês, ocorre a queda de temperaturas. No segundo mês, o frio permanece e o tempo começa a ficar mais seco. O terceiro mês é o período mais crítico, com o tempo bastante seco. Geralmente essa fase ocorre em agosto, quando aumentam os casos de doenças respiratórias", afirma.

A escassez de chuvas prejudica, principalmente, idosos e crianças. "Pessoas que tem mais sensibilidade ao tempo seco podem umidecer ambientes com umidificadores de ar ou toalhas úmidas", orienta o meteorologista.

Outras dicas importantes são usar roupas leves, de cor clara, e evitar a prática de exercícios físicos nos horários em que o sol é mais forte.

saiba mais

Fim de semana terá tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste VEJA FOTOS DA DESTRUIÇÃO EM ALAGOAS
Chuvas causam prejuízos a agricultores de AL e PE G1 sobrevoa cidades destruídas pela enchente em Alagoas Alagoas e Pernambuco
Em Alagoas e Pernambuco, estados fortemente afetados por temporais nos últimos dias, a previsão ainda é de chuva. "Não deve ocorrer nada de tanta intensidade como na semana passada, mas ainda há umidade sobre a região, então há possibilidade de chuva. A partir de sexta-feira, 2 de julho, a situação deve melhorar", diz Rangel.

Em Pernambuco, das 39 cidades mais afetadas pela enchente, 30 estão em estado de emergência e outras nove em estado de calamidade pública, segundo dados da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

Em Alagoas, de acordo com a Defesa Civil, 15 cidades decretaram estado de calamidade pública, entre elas a cidade de Branquinha (AL). Mais de 180 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado. Até este domingo, 76 pessoas estão desaparecidas e 34 mortes foram confirmadas.
Imprimir