Imprimir

Notícias / Cidades

Consórcio do Vale do Rio Cuiabá busca fortalecimento da região

Da Redação/Com Assessoria

Em reunião realizada na manhã dessa sexta-feira (30.01), na sede do MT Regional, foram anunciadas medidas para conter as desigualdades regionais em Mato Grosso. O encontro atraiu representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá (Cidesa). Prefeitos e lideranças políticas da região discutiram as conseqüências diretas sobre a estrutura social e econômica dessas cidades uma vez que são detectadas desigualdades entre os 15 municípios que compõem o consórcio.

A abertura foi iniciada pelo presidente do Cidesa do Vale do Rio Cuiabá, prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo de Sá (PR). “Em 2009, teremos mais contato com a sociedade, trabalharemos mais com a interação e a minimização da pobreza buscando o processo de desenvolvimento. Temos aqui no Estado o agronegócio como carro chefe da economia que é movimentado, hoje, por mais de oito mil grandes empresários que cultivam arroz, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e criação de gado para corte entre outras criações regionais”, disse o prefeito.

Representando o Executivo da Capital, o secretário de governo, Osvaldo Roberto Sobrinho, ressaltou a importância dos consórcios no desenvolvimento regionalizado do Estado. “Temos que achar a vocação e o caminho de cada município. Cuiabá, por exemplo, não possui atividade econômica desenvolvida, um exemplo é ir a Jangada e não comer pastel, ou ir a Livramento e não degustar um doce de banana”, lembrou Sobrinho, ao destacar que o apoio político e os financiamentos em geral são a saída para o desenvolvimento econômico de cada cidade.

Na sequência, Márcia Vandoni, presidente da Ager/MT, lembrou da carência de mercado local. Entre as dificuldades, segundo ela, está o transporte intermunicipal. “Temos que corrigir as desigualdades regionais. O que acontece hoje é a migração de economia de certos municípios para outras cidades mais desenvolvidas. O Estado, por exemplo, faz o transporte de pessoas da zona rural para realizar compras nas cidades vizinhas, criando um desfalque na economia local e quem subsidia esse transporte é o próprio Estado”, frisou Vandoni.

O objetivo da primeira reunião do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá em 2009 foi o incentivo ao crescimento econômico de cada município desta região, reafirmando assim, a identidade cultural, social, econômica e política de cada município.

Imprimir