Imprimir

Notícias / Cidades

Costureiras recebem orientação para Empreendedor Individual

Da assessoria

Em mais uma ação para multiplicar o conhecimento sobre Empreendedor Individual, o Sebrae-MT realizou nesta quarta-feira (30/6) uma manhã de capacitação para costureiras de Cuiabá e Várzea Grande. Técnicos da instituição e do Banco do Brasil e do Sicredi apresentaram vantagens e linhas de crédito. A pessoa jurídica Empreendedor Individual começou a ser válida este ano para os negócios no Brasil e foi criada com a Lei Complementar Federal 128/2008.

Costureira há 30 anos, Ivani Soares de Sousa, fez o cadastro na atividade no próprio local do evento em Cuiabá, onde foram instalados computadores para os interessados efetivarem cadastro. “Eu nunca paguei nada de contribuição, não tenho INSS. Agora vou pagar e ter benefício de aposentadoria. Posso até registrar alguém e pagar”, conta sobre as vantagens de geração de economia e renda. Cerca de 70 costureiras, em sua maioria, participaram da qualificação.

Além dos direitos listados pela costureira, a formalização do Empreendedor Individual concede condição para o novo empresário participar em licitações públicas e compras de empresas privadas, pois pode fornecer nota fiscal; serviço de contabilidade gratuito na abertura da empresa e no primeiro ano; e acesso a crédito bancário com menor taxa do que a tomada de empréstimo por pessoa física.

Ivani diz que o tempo que tem na atividade permitiu que ela sempre vivesse com a família sem depender de ninguém para ajudá-la. E agora, com a saída da informalidade, vai haver mais crescimento do seu negócio. “Nós que somos costureiras, quando vamos contratar alguém, as pessoas querem carteira assinada. É a chance que o Sebrae colocou que vai ter condição de a gente trabalhar melhor”.

Laura Sheila Alves de Almeida atua há um ano no segmento de caixas de presente. Ela avalia o Empreendedor Individual como uma oportunidade para as pessoas terem geração de renda e mais experiência profissional. “Eu recomendaria. É interessante você ter o benefício e o amparo. E até pela questão do crescimento”. Laura tem planos de se formalizar com o Empreendedor Individual. “Preciso ampliar o negócio”, planeja.
Imprimir