Imprimir

Notícias / Educação

Lula critica 'gente com diploma' que não compartilhou oportunidades

G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (30) que os presidentes que o Brasil já teve não “tiveram vontade” de dar aos brasileiros a oportunidade educacional de que desfrutaram. Lula participou nesta tarde de uma conferência para formandos de medicina beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda.

“Em 93 anos, todos os presidentes fizeram 140 escolas técnicas e em oito anos vamos entregar 214. Uma vez e meia tudo o que foi feito num século. Não falo isso com orgulho porque acho que houve descaso com o Brasil”, disse. “Houve descaso porque foi governado por muita gente com diploma universitário. Eles sabiam do valor da educação porque tinham recebido educação, mas me parece que não tinham nenhuma vontade de dar ao povo brasileiro a oportunidade que tiveram”, criticou.

saiba mais

ProUni vai bater meta de 720 mil bolsas até o final de 2010, diz Haddad Prouni é 'milagre' na educação e vai beneficiar 720 mil até 2010, diz Lula Segundo Lula, o ProUni enfrentou preconceito porque a “elite” acreditava que os alunos de baixa renda seriam “menos doutores”. “Como Deus escreve certo por linhas tortas, em 15 áreas os melhores alunos foram os que foram rejeitados por uma parte preconceituosa da elite brasileira”, afirmou.

Lula defendeu investimentos em educação e disse que a área foi considerada prioritária pelo governo. O presidente afirmou ainda que dinheiro destinado à educação deve ser considerado investimento, não gasto.

“Proibimos no primeiro ano de governo utilizar a palavra gasto quando fossemos falar em educação. Instituímos que o dinheiro para educação deveria ser tratado como investimento, porque era o investimento que mais daria retorno porque estávamos qualificando”, disse.
Imprimir