Imprimir

Notícias / Política BR

Articulista diz que PSDB quer perder eleição presidencial

Antônio Lemos Augusto

Articulista do Olhar Direto, jornalista e advogado Antonio Lemos criticou em seu último artigo a escolha de Índio da Costa (DEM) como vice na chapa de José Serra (PSDB). Lemos diz que os tucanos querem perder a eleição e pergunta: “quem é Índio da Costa?”.

Antonio Lemos tem 38 anos. É mineiro, formado em jornalismo pela Universidade de Juiz de Fora. Chegou em Cuiabá no ano de 95. Foi editor do caderno de Cidades do jornal A Gazeta e de Economia, no jornal Folha do Estado. Foi ainda assessor de imprensa de empresas e sindicatos. Atualmente é professor da Direito da Unirondon e da Unipan.

Confira o artigo a seguir:

Índio da Costa? Alguém conhece?

Antônio Lemos Augusto

O PSDB realmente quer perder as eleições presidenciais. Como pode aceitar ter, como candidato à Vice-Presidência, um desconhecido deputado federal do Democratas? Aliás, um deputado cujo nome não é tão limpo, conforme lembra o PDT... Que o DEM pudesse escolher o vice, isso não se discute, em razão da parceria eleitoral. Mas onde os caciques do DEM estão com a cabeça?

O nome dele é Índio da Costa. Alguém já o viu em alguma reportagem importante sobre o Congresso Nacional? O nome dele sequer aparece entre os deputados influentes do Congresso. Está em seu primeiro mandato federal. Será que o DEM se transformou em um partido pequeno e sem quadros? Talvez... Será que a Vice-Presidência é um cargo sem importância para o DEM e para o PSDB? Ou será que o DEM demonstra, ao colocar qualquer um como parceiro de Serra, que não quer queimar seus caciques em uma eleição na qual não acredita em sucesso?

Na história recente do Brasil, vices assumiram a presidência da República: José Sarney, Itamar Franco... Não quero nem pensar em alguma situação em que, José Serra eleito, venha a ser substituído por Índio da Costa.

Começo este texto dizendo que o PSDB realmente quer perder as eleições. Já escrevi neste espaço, lá no começo do ano, sobre o erro do PSDB ter escolhido José Serra em detrimento de Aécio Neves. A campanha praticamente nem começou e José Serra já foi ultrapassado por Dilma Roussef... Aécio era o nome adequado, não Serra. Não se discute a qualidade de Serra, mas também não se discute a qualidade de Aécio. O PSDB, dominado por paulistas, fez a aposta, sob o aval de Fernando Henrique Cardoso que, embora ex-presidente, não teve a coragem de colocar o nome dele à disposição para candidatura.

Aí se esperava um nome forte ao lado de Serra para tentar empolgar a eleição e catapultar o nome do paulista para cima, para o gosto do eleitor. E então vem um tal Índio da Costa...

O DEM faz piada com a eleição presidencial. Só pode. E o PSDB se mostra subserviente. Lula comemora.

Digam o que quiserem, mas aposto que, em seu íntimo, José Serra não está nada feliz. Ganhou tempo de televisão, mas sente que está com a mala mais pesada no processo eleitoral.

Antônio Lemos Augusto é advogado, jornalista e professor em Cuiabá. E-mail: lemosaugusto@hotmail.com
Imprimir