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Notícias / Cidades

FACS: Quase uma década de história

Da assessoria

Com início de suas atividades, em 2004, a Faculdade de Comunicação Social - FACS, da Universidade de Cuiabá, é constituída de três cursos: Jornalismo, Propaganda e Marketing e Design de Moda.

Alexandre Frigeri, atual diretor da FACS, destaca como diferencial dos cursos a estrutura de laboratórios que possui. “Temos ótimos laboratórios, eu sempre brinco dizendo que se fossemos uma tevê, seriamos a 4° melhor em equipamentos do estado”, diz Frigeri. Ele ressalta a importância dos constantes investimentos na melhoria e atualização dos laboratórios da faculdade “Melhorar nunca é demais e isto é preciso ser feito sempre para que não ocorra uma defasagem tecnológica”, evidencia.
Os estúdios de vídeos da FACS, utilizados pelos três cursos em especial pelo de Jornalismo, possuem estúdios de áudio e vídeo, quatro ilhas de edição, laboratório de computação gráfica, estúdio fotográfico, estúdio de rádio e contam com cinco técnicos e um estagiário. Em média 60 a 90 alunos por dia utilizam esses espaços.

Esses laboratórios são essenciais para o curso de Jornalismo, que segundo o professor Alexandre está atento ao mercado profissional e tem o intuito de formar bons jornalistas para que no futuro possam atuar em qualquer área da profissão.

Com o objetivo de aumentar a qualidade dos cursos de comunicação, a FACS se pauta por uma avaliação externa, como o Ministério da Educação - MEC e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE e ainda uma avaliação interna que é uma pesquisa feita com os acadêmicos e professores.

Outros meios de aumentar a qualidade dos cursos de comunicação são os projetos desenvolvidos por meio da Uniagência, Núcleo de Pesquisa, Seminários e Semana da Comunicação. Maria Góes coordenadora do curso de Jornalismo, desde 2008, explica que esses espaços que fazem parte da estrutura do curso, e eventos que são realizados a cada semestre, são os locais onde há oportunidades de elevar o nível do conhecimento dos discentes e de todos os educadores do curso. “Na Semana de Comunicação, por exemplo, são realizadas várias palestras e oficinas com profissionais de outros estados que sempre trazem na prática conteúdos que promovem nossa integração com pesquisas e trabalhos de cunho nacional e internacional.” Conclui.

Através dessas avaliações é definido onde é necessário melhorar “A próxima etapa é desenvolver parcerias com outras instituições, para um intercambio entre os alunos” Ressalta Alexandre Frigeri.
Uniagência e NUPEA

A Uniagência, coordenada pelo professor Rodrigo Matos desde 2008, é uma agência experimental que existe desde 2001. É a única do país que integra os três cursos de comunicação social, Jornalismo, Propaganda e Marketing e Design de Moda. A agência é uma forma de preparar os estudantes da FACS para o mercado de trabalho.
Claudio de Oliveira Brandão diretor do Núcleo de Pesquisa Aplicada - NUPEA da Faculdade de Comunicação Social da UNIC, diz que o núcleo é mais um dos diferenciais da FACS. O NUPEA tem como objetivo formar pesquisadores na área de comunicação “definimos um planejamento que achamos interessante colher informações com o objetivo de conseguir conhecimento, pois na área de comunicação há pouco interesse por pesquisas” conclui o docente.
Curso de Moda

A UNIC é a única universidade de Mato Grosso que dispõe do curso de Moda, que conta com quatro semestres e possui dois laboratórios próprios, sendo um específico para costura e o outro para modelagem. Os laboratórios de moda contam com máquinas domésticas e industriais.

A coordenadora do curso de Moda, Verena Fazolo, ressalta que a grade curricular é composta por 60% de prática e 40% de teoria. O curso tem aproximadamente 100 alunos e futuramente será montada uma Tecidoteca que terá uma catalogação de tecidos.

Os coordenadores dos cursos da FACS destacam que acima de tudo a Faculdade busca formar grandes comunicadores “Acredito que o melhor em ser um comunicador é ter consciência do seu papel de mediador social, consciência de que desenvolver bons trabalhos requer conhecimento e responsabilidade, e quando isso existe você tem a satisfação em perceber que está cumprindo seu exercício profissional, principalmente, no momento em que vivemos, onde cada vez mais a sociedade necessita de mediadores que possam transmitir informações éticas que proporcionem confiança.” Ressalta a professora Maria Góe
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