Imprimir

Notícias / Política BR

TSE quer garantir eleição em cidades destruídas por enchentes

Terra

O rastro de destruição provocado pelas enchentes em Alagoas, que deixaram 15 cidades em situação de calamidade, fez o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedir a visita, ao Estado, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. Ele virá a Alagoas no dia 16.O assunto são os documentos que os eleitores destas regiões atingidas vão utilizar nas eleições, pois a maioria da população perdeu tudo- incluindo identidade e título de eleitor, fundamentais na hora de votar.

"O TSE está preocupado com isso e o TRE também. O tribunal pode fornecer a segunda via dos documentos. Por mim, isentaria estas pessoas de pagar a multa para quem não votar, mas isso é uma questão legal, não depende de mim. Estamos fazendo um levantamento sobre todos estes assuntos, bem como na situação das cidades, e vamos entregar isso ao ministro", disse o presidente do tribunal, desembargador Estácio Gama.

Em Branquinha, por exemplo, o voto usará identificação digital, o que descartaria o uso de documentos porque a possibilidade de fraude é considerada, pelo TRE, como próxima a zero. Mas, a cidade não tem prédios públicos para abrigar as urnas eletrônicas. Os prédios foram varridos pelo rio Mundaú. Santana do Mundaú tem prédios públicos destruídos e as urnas exigem identificação através de identidade e título de eleitor.
Imprimir