Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Água, cremes e óleos são os grandes aliados da pele durante o tempo seco

Da Redação - Thalita Araújo

É só o período de seca começar que alguns problemas relacionados à saúde e bem-estar começam a aparecer. A baixa-umidade do ar atinge níveis desérticos em Mato Grosso e uma das preocupações é em relação ao ressecamento da pele, o maior órgão do corpo humano.

Laura Beatriz R. Alves, fisioterapeuta dermato-funcional, dá algumas dicas de como cuidar da pele nesta época. Ela alerta que o cuidado mais básico é ingerir muita água durante todo o dia. O cuidado com a pele começa de dentro para fora.

Neste sentido, é importante uma alimentação saudável, com muitas frutas e verduras no cardápio, fornecendo as vitaminas necessárias para uma pele vistosa.

Já para os cuidados externos, a profissional recomenda o uso de bons hidratantes e óleos corporais, além do filtro solar, o qual deve ser utilizado pelo menos três vezes ao dia, pois a proteção vai diminuindo com o passar das horas.

“É importante não esquecer os braços e colo. A maioria das pessoas se lembra de passar o protetor somente no rosto”, alerta.

Cremes ou óleos?

Como o calor na região é muito forte no período de seca, comumente passando os 40º, algumas pessoas evitam os cremes hidratantes por sentirem desconforto com a transpiração. Laura Beatriz diz que os óleos corporais são uma ótima estratégia.

“O óleo faz uma barreira de proteção contra a desidratação e impurezas”, conta. Então, o ideal é usar e abusar desses óleos durante o dia e, durante a noite, usar um bom creme hidratante no corpo.

Rosto

Já para o rosto, a profissional alerta a importância de adquirir cremes específicos. “Produtos indicados para o corpo costumam deixar a pele do rosto muito oleosa, aumentando a incidência de cravos e espinhas”, recomenda Laura.

Pés

Pés ressecados e o receio de calcanhares rachados andam juntos com a seca. Para evitar situações extremas de ressecamento, Laura Beatriz dá algumas uma dica simples que podem ser feita diariamente em casa.

Cremes à base de silicone e manteiga de karité são boas recomendações, ou qualquer outro bom creme hidratante, de preferência concentrado.

“Os pés devem ser bem cuidados durante a noite. Um auxílio extra é massageá-los com um creme e colocar meias em seguida, para dormir. A meia vai manter a umidade na região dos pés e irá potencializar a ação do produto”, diz Laura Beatriz.

Para pesquisar algumas opções de produtos, clique aqui.
Imprimir