Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Mau tempo impede barco de recolher óleo no mar do Golfo do México

France Presse

A petrolífera British Petroleum (BP) anunciou que o mau tempo registrado no Golfo do México nesta quarta-feira (7) impediu que o início dos trabalhos de um terceiro navio de recolher o petróleo que está poluindo há semanaso Golfo do México, em acidente que pode ser considerado o maior desastre ambiental da região.

A embarcação Helix Producer não pôde se conectar ao vazamento da bomba da plataforma Deepwater Horizon, que vem acontecendo a 1.500 metros abaixo do nível do mar, como explicou o assessor da BP Bryan Ferguson. O funcionário explica, em números, as condições do mar adversas para a limpeza: ondas de 2 a 2,5 metros e ventos de 28 a 43 km/h. "No entanto, o barco vai entrar em operação ainda nesta semana", afirmou.

O Helix Producer é capaz de recolher 53 mil barris de petróleo por dia (cerca de 8,5 milhões de litros), enquanto vazam de 35 mil a 60 mil barris diários (entre 5,6 e 9,6 milhões de litros). A BP espera recuperar cerca de 25 mil barris (4 milhões de litros) diariamente.

O navio "A Baleia", de Taiwan, que chegou à região para separar a água marinha do petróleo, ainda está em fase de testes. A embarcação tem o tamanho de quatro campos de futebol e pode bombear até 500 mil barrils (80 milhões de litros) por dia, segundo a empresa TMT Shipping Offshore.
Imprimir