Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

EUA preveem controlar vazamento de óleo em poucos dias

EFE

O coordenador das tarefas de combate ao vazamento de petróleo no Golfo do México, o almirante Thad Allen, da Guarda Costeira americana, disse hoje esperar que o óleo possa ser completamente controlado nos próximos dias.

Em entrevista coletiva para informar sobre os trabalhos de contenção do óleo, Allen indicou que a melhora do tempo, após os fortes ventos dos últimos dias, permitirá que as equipes possam conectar um terceiro navio ao sistema de contenção instalado sobre o poço no fundo do mar.

Além disso, os técnicos tentarão substituir a estrutura de contenção atual, que só cobre parcialmente o poço, por uma com maior cobertura e mais ajustada, que impediria o vazamento do petróleo.

A operação poderia começar amanhã mesmo, segundo o almirante, e terminar em um prazo de três a quatro dias.

Se tiver êxito, a empresa responsável pelo vazamento, a BP, acredita que poderá conter até 80 mil barris de petróleo diários. No momento, se consegue conter cerca de 25 mil barris por dia.

Calcula-se que sejam despejados ao mar entre 35 mil e 60 mil barris diários.

O vazamento de óleo começou quando a plataforma petrolífera Deepwater Horizon, administrada pela BP, explodiu no dia 20 de abril e afundou dois dias depois, deixando aberto um poço no fundo do mar.
Imprimir