Imprimir

Notícias / Cidades

Município e Ceprotec de Diamantino firmam parceria para capacitar trabalhadores

Da Redação/Com Assessoria

Uma reunião entre o diretor da unidade Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) de Diamantino, Marcos Galerius, o prefeito Neurilan Fraga, e os Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Educação e Cultura, Ruberley Gomes e Marlene Júlia Scarpat, respectivamente, selaram uma parceria para facilitar o acesso dos moradores de Nortelândia aos cursos de capacitação disponibilizados pelo Secitec, que abriu mil vagas para cursos de faqueiro (preferencialmente para mulheres), desossador, operador de empilhadeira; controle de qualidade; mecânico de manutenção; elétrico de manutenção e operador de caldeira. Os cursos serão realizados em parceria com o Grupo Bertin, com previsão de contratação dos alunos selecionados para a qualificação. A unidade do grupo Bertin, em Diamantino, vai empregar cerca de 4 mil pessoas a partir deste ano.

O município garantiu a cessão de salas de aula, para que a parte teórica dos cursos sejam ministradas na cidade, facilitando a freqüência das pessoas interessadas, e ainda vai apoiar no transporte quando as aulas tiverem que ser realizadas em Diamantino.

“É uma oportunidade ímpar de diminuirmos o índice de desemprego em nossa cidade, sendo assim vamos dar todo apoio necessários para facilitar o acesso das pessoas interessadas aos cursos” garantiu Fraga.

O município realizou durante toda semana passada, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inscrições para os cursos disponibilizados, se transformando numa espécie de facilitador e captador de mão de obra, inclusive com gestão junto à empresa no sentido de garantir vagas aos aprovados nos cursos.

Desde o inicio da administração, estão sendo desenvolvido projetos para colocação no mercado, de pessoas desempregadas, que vivem em Nortelândia. Uma das alternativas é a criação de um Balcão de Empregos, que irá buscar as vagas disponíveis junto às empresas e de posse de um cadastro próprio de pessoas com perfil para a vaga aberta, coloca-lás no mercado de trabalho.

De acordo com o prefeito, com o inicio das atividades de dois grandes empreendimentos na região, haverá uma procura por mão de obra especializada, aquecendo o mercado de trabalho, e é preciso que o poder público possibilite a qualificação e ingresso das pessoas interessadas no mercado. “Não vamos medir esforços para que essas pessoas estejam empregadas” frisou ele.

“As pessoas têm dificuldade de arrumar emprego, principalmente nesta região. E essas vagas contribuem para quem irá trabalhar e também para movimentar a economia da região”, ressaltou o diretor Marcus Galerius.

O início dos cursos está previsto para o dia 19/01. A qualificação será oferecida nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Imprimir