Imprimir

Notícias / Educação

Unicamp oficializa adesão ao Enade

G1

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oficializa, em cerimônia no campus em Campinas, interior de São Paulo, nesta quinta-feira (15), a adesão ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A decisão de participar da avaliação foi tomada pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade, em 1º de junho. A adesão já ocorre no Enade 2010, que será aplicado em 21 de novembro.

Neste ano, terão de fazer o exame estudantes matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, além dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

saiba mais

Fuvest e Unicamp decidem não usar nota do Enem no vestibular 2011 Unicamp divulga classificação de estudantes em simulado do vestibular Unicamp cobrará 3 redações na 1ª fase e Enem passa a ser obrigatório Segundo o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação da Unicamp, a adesão ocorre devido ao aprimoramento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que inclui o Enade.

“A avaliação se consolidou, melhorou e consideramos que esse é o momento ideal para começar a participar”, disse Knobel.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto, participa nesta quinta-feira da cerimônia de oficialização da adesão da Unicamp ao Enade.

“A Unicamp é uma universidade de grande prestígio no país. A entrada da Unicamp no processo tem dupla via. Primeiro, ela também vai participar do processo de avaliação das instituições de ensino superior nacionais e, segundo, vai trazer para dentro do sistema toda a experiência que ela tem. Todo mundo vai ganhar. O país ganha”, disse Neto.

Além da Unicamp, a Universidade de São Paulo (USP) também nunca aderiu ao Enade. A USP permanece de fora do Enade.

Representantes dos estudantes da Unicamp foram contrários à adesão ao exame, em votação na Comissão Central de Graduação. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) disse que os alunos pretendem boicotar a prova. “A decisão foi votada no último congresso dos estudantes da Unicamp, no final do ano passado”, disse o estudante Bruno Modesto, do DCE.

Cerca de 100 representantes de curso participaram do congresso, de acordo com Modesto. A Unicamp tem cerca de 17 mil estudantes matriculados na graduação.

“O Enade aplica uma prova só. Há um nivelamento das universidades do país, que têm diferenças entre si. Além disso, é usado como moeda de troca no mercado. A nota é forma de atrair alunos para as universidades particulares. Não serve como avaliação do ensino superior”, disse Modesto.
Imprimir