Imprimir

Notícias / Cultura

Atividade cultural contagiou pacientes do Programa de Saúde Mental

Da Redação/Com Assessoria

As atividades culturais realizadas hoje (26) pela manhã, no Centro de Atenção Psicossocial do bairro CPA IV, durante homenagem prestada a todas as mulheres que participam e integram as equipes médicas das residências terapêuticas, fizeram aflorar os mais diversos sentimentos naqueles que puderam participar do evento. “Foi muito emocionante”, exaltou Daniel da Silva, que faz tratamento na unidade há três meses, e não conteve as lágrimas durante as apresentações.

No decorrer das atividades culturais, todas as mulheres homenageadas e demais participantes puderam agraciar os timbres das vozes da dupla “As Cuias”, que tem como integrantes a arteducadora e servidora da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) Bia Correa e Eliete Costa, funcionária do Ministério do Trabalho (MT).

As encenações musicais, teatrais apresentadas pela dupla – conto “Mãe do Morro” e canto “Menina da Ladeira” – empolgou a todos os presentes. Houve choro, risos e aplausos contagiantes. “A arte é uma forma de tocar na alma das pessoas, independente da condição social e psicológica que elas vivem. A arte é capaz de fazer aflorar os mais diversos sentimentos, como tristeza e alegria”, disse a arteducadora.

Além de música e dança, os participantes puderam assistir ao curta metragem “Catadoras de Sementes”, premiado em 1º lugar no Festival Independente de Vídeo da Universidade Federal de Mato Grosso (UMFT) .

O casal Demetíleo Francisco dos Santos, de 38 anos e Josefa Lina de Arruda Santos, de 37, se encantou com as apresentações. Conforme Demetíleo, atividades como essa contribuem muito para a melhora da qualidade de vida dos que recebem tratamento médico e terapêutico na unidade.

“O pessoal daqui é muito bom. Hoje já me sinto bem melhor, estou até estudando para o vestibular. Quero ser nutricionista”, disse Josefa, que faz tratamento há pouco mais de dois anos. 

As apresentações serão reprisadas hoje à tarde, a partir das 15 horas, para os demais pacientes que não tiveram a oportunidade de participarem pela manhã.
Imprimir