Imprimir

Notícias / Cultura

Estudantes usam a arte do teatro para conscientizar sobre trânsito

Da Redação - Julia Munhoz

Numa demonstração de que as regras de trânsito não devem ser voltadas apenas aos adultos, crianças e adolescentes misturam música e teatro conscientizando sobre a necessidade de haver maior segurança no trânsito. Os espetáculos estão sendo apresentados nesta semana durante o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, o Fetran-MT, nos períodos vespertino e noturno, no auditório do Colégio Liceu Cuiabano.

A sétima edição do festival conta com a participação de escolas das mais variadas regiões do Estado como Colniza, Pontes e Lacerda, Comodoro, Sinop, Pirmavera do Leste, Nova Xavantina, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá.

Originalmente mato-grossense, o festival já foi implantado em outros seis estados. São eles: Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. De acordo com o Inspetor Munhoz, coordenador do Fetran, a expectativa é que neste ano outros estados implantem o festival. “Esperamos que Paraná, São Paulo, Roraima, Santa Catarina e Rio Grande do Sul implantado o Fetran”, disse.

Para julgar os espetáculos foram convidados os policiais rodoviários federais Ruben De Bem, do Rio de Janeiro que já fez participação é várias novelas da Rede Globo, Alexandre Guidini que era baterista da Banda Anjos de Resgate e Wanessa Amado da Bahia, que há 15 anos trabalha com espetáculos teatrais.

Quando começou no ano de 2004 o Fetran tinha apenas uma etapa, mas devido a quantidade de escolas que passaram a disputar atualmente o festival foi dividido em três categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil e em cinco etapas classificatórias: Nortão, Pantanal, Araguaia, Cuiabana e Guaporé e com uma etapa final, a etapa Mato Grosso. As etapas classificatórias são realizadas nas cidades de Sorriso (Nortão), Primavera do Leste (Pantanal), Água Boa (Araguaia), Várzea Grande (Cuiabana) e Comodoro e Pontes e Lacerda (Guaporé).

O projeto foi criado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso e é executado em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), prefeituras municipais que sediam as etapas regionais e alguns parceiros da iniciativa privada.

Imprimir