Imprimir

Notícias / Economia

Com economia fraca, Federal Reserve mantém juro perto de zero

G1

O comitê de política de mercado do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) decidiu nesta quarta-feira (28) manter a taxa de juro oficial norte-americana no patamar flutuante de zero a 0,25% ao ano. Isso porque, segundo a autoridade monetária, há sinais de que a economia do país mostrou novos sinais de desaceleração em dezembro.

De acordo com o comunicado, o comitê "continua a antecipar que as condições econômicas devem continuar a exigir que a taxa federal (americana) continue em níveis excepcionalmente baixos por algum tempo". Entre os setores que continuaram a apresentar piora, segundo a nota, estão produção industrial, construção de casas e emprego. 

Empréstimos
Com o juro já próximo de zero, o Fed tem se voltado a combater para o que seu chairman, Ben Bernanke, chama de "afrouxamento do crédito", uma abordagem que visa ativos e mercados específicos na esperança de se restaurar o fluxo normal de empréstimos no mercado americano.

O comitê informou que vai comprar títulos do tesouro americano de longo prazo, o que era apenas uma possibilidade em dezembro. "O comitê (...) está preparado para comprar treasuries de longo prazo se as circunstâncias indicarem que tais transações seriam particularmente efetivas na melhoria das condições dos mercados privados de crédito", afirmou o comunicado.
Imprimir