Imprimir

Notícias / Economia

Siderúrgicas japonesas querem corte no preço do minério e carvão

G1

A Nippon Steel e outras siderúrgicas japonesas vão pressionar por cortes de 40 por cento nos preços do minério de ferro e de 60 a 70 por cento nos preços do carvão para o próximo ano fiscal por causa da queda nos custos das matérias-primas e enfraquecimento da demanda global, publicou um jornal. 

Os cortes devem fazer os preços do minério de ferro e do carvão ficarem em linha com os níveis de 2007/2008 e permitirem à indústria siderúrgica economizar cerca de 3 trilhões de ienes (33,76 bilhões de dólares), publicou o jornal Nikkei.

Representantes da Nippon Steel não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

A indústria siderúrgica do Japão deve cortar produção em pelo menos 30 por cento entre janeiro e março e espera minimizar o impacto da menor utilização de capacidade por meio da exigência de cortes nos preços das matérias-primas, publicou o jornal.

As siderúrgicas buscam preços de cerca de 50 dólares a tonelada para o minério de ferro, ante 80 a 90 dólares entre 2008/2009, e de 100 dólares para a tonelada do carvão, ante nível anterior de 300 dólares.

O diário econômico publicou que as siderúrgicas podem fazer suas exigências para as mineradoras Vale, BHP Billiton e Rio Tinto na próxima semana.

Imprimir