Imprimir

Notícias / Coluna do Auro Ida

Candidatura de Serys tem intuito de prejudicar petistas Ságuas e Abicalil

Auro Ida

A decisão da senadora Serys Slhessarenko (PT) de disputar vaga de deputada federal tem o intuito de prejudicar a campanha do petista Ságuas Moraes, que pretende "substituir" o rival interno dela (Serys), deputado federal Carlos Abicalil (PT), hoje candidato ao Senado. A avaliação é do jornalista Auro Ida, em artigo postado na coluna neste sábado (24).

Confira abaixo o artigo na íntegra:

A esperança de Abicalil

As feridas abertas em consequência das prévias no PT de Mato Grosso estão tirando o sono do deputado federal Carlos Abicalil, que derrotou a senadora Serys Slhessarenko, conquistando, assim, a indicação do partido para disputar, nessas eleições, uma vaga no Senado da República. O clima no partido não anda bom e a tão sonhada unidade não passa de conversa de botequim.

Magoada, Serys Slhessarenko aceitou sair candidata a Câmara Federal, não como uma opção, mais como "vindita" para atrapalhar a vida do deputado estadual Ságuas Moraes, que espera ocupar a vaga de Carlos Abicalil na Casa. Os dois quase não conversam, mostrando que a cicatrização das feridas, abertas pelas prévias, estão longe de se tornar realidade.

Esse fato prejudica a candidatura de Abicalil, porque, com a legenda dividida, é difícil fazer campanha majoritária e se concentrar apenas no seu projeto. E, para complicar, o seu nome foi assimilado pelo eleitorado sem entusiasmo, tendo ainda um complicador ainda maior: a aliança espontânea entre os candidatos do PR, Blairo Maggi, e do PSDB, Antero Paes de Barros.

Ciente de todas as dificuldades enfrentadas, Carlos Abicalil deposita a esperança no presidente Lula. Considerado o "maior" eleitor do paí­s, ele espera vincular a sua candidatura ao do presidente da República e, com isso, sensibilizar a população a referendar o seu nome. Não é uma tarefa fácil, mas, nessa altura da campanha, não resta mais muito mais alternativa.

Para tanto, o parlamentar pretende usar o horário eleitoral gratuito, no rádio e TV, para massificar a sua vinculação com o presidente Lula. Ele acredita que poderá, dessa forma, reverter o atual quadro, favorável a Maggi e Antero. Não será fácil, mas essa é a última esperança que resta a Carlos Abicalil em realizar o seu sonho de representar Mato Grosso no Senado da República.

Se não conseguir "col ar" seu nome ao do presidente Lula, Abicalil poderá ter obtido, nas previas do PT, vitória de Pirro. Para evitar isso, ele trabalha quieto, sem quase comentar as desavenças internas do partido, do qual é presidente regional, sonhando ainda com a unidade e, em consequência, com o impulso que esse fato daria a sua candidatura. Talvez, seja apenas um sonho de uma noite de verão, porém, não custa nada continuar "sonhando" com a Serys no seu palanque.
Imprimir