Imprimir

Notícias

Serra diz que debates vão 'acelerar' campanha eleitoral

G1

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou neste sábado (24), em Paranavaí (PR), que a campanha entrará em outra fase a partir de agosto, quando começam os debates entre os principais postulantes ao Planalto.

"A campanha de fato vai acelerar agora a partir de agosto, quando começa o debate", afirmou o ex-governador de São Paulo, após se negar a comentar a pesquisa de intenção de voto do Datafolha que apontou manutenção do empate técnico entre ele e Dilma Rousseff (PT).

"Eu, em geral, não comento pesquisa. Porque a cada dois dias tem uma. Se comento uma, depois tenho que comentar outra. Pesquisa é uma coisa que fotografa o momento, o instantâneo", disse.

Os três candidatos com melhor desempenho nas pesquisas, Serra, Dilma e Marina Silva (PV), confirmaram presença em ao menos cinco debates a partir de agosto.

O tucano alfinetou Dilma ao dizer que a petista tem "certa aversão a debates". Afirmou defender debate ""pacífico e gentil, mas substancioso e firme". "A gente não pode chegar confrontando slogans, rumores e boatos", disse.

Desistência
Serra também justificou sua desistência em participar de debate organizado por portais de internet, agendado para segunda-feira (26). Dilma já havia anunciado que não participaria e o evento acabou cancelado após a desistência do tucano.

"Não chegou a ser confirmado, mesmo a Dilma tinha dito que não ia. Eu estava com a agenda estourando, porque não estou fazendo gravações para o programa eleitoral. E isso é grave, porque chega a hora da correria [...]. Esta semana viajei todos os dias, estou há vários dias sem dormir na minha casa, corrrendo por todo lado, trabalhando com muita energia, mas há uma impossibilidade física", justificou o candidato.

Serra esteve em Paranavaí, no noroeste do Paraná, onde participou de carreata com o candidato do PSDB ao governo do estado, Beto Richa. A chegada ocorreu com atraso de duas horas porque, segundo a assessoria de Serra, ele passou antes por Colombo (região metropolitana de Curitiba) para gravar cenas para o programa eleitoral. A visita continuou em Maringá, onde Serra visitou uma feira de metalmecânica.
Imprimir