Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Encontro enfatiza ações ambientais para setor de reparação

Da Assessoria

Os empresários e funcionários do setor de reparação de veículos de Rondonópolis e região que estiveram participando do I Encontro Estadual de Reparadores de Veículos puderam assistir a palestra do diretor técnico do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo (Sindirepa/SP), Antônio Gaspar Oliveira, que abordou como as empresas do setor de reparação podem realizar ações para contribuir com a preservação do meio ambiente e reduzir a quantidade de resíduos automotivos descartados incorretamente.

Segundo ele, a questão da preservação do meio ambiente e o descarte correto de peças e líquidos em estabelecimentos de reparação automotiva começaram com a necessidade de separar a água do óleo. "Essa mistura proveniente da lavagem de motores, por exemplo, e outros resíduos como terra e impurezas vão diretamente para o esgoto, contaminando o saneamento público. Para amenizar essa situação muitas oficinas adotaram caixas decantadoras, que fazem o trabalho da separação, jogando no esgoto a água limpa e num outro recipiente o óleo coletado, que depois pode ser vendido.

Gaspar enfatizou a importância da reciclagem do óleo lubrificante. “Esse óleo deve voltar para a indústria de refino porque é um produto perigoso e está regulamentado. Hoje esse resíduo tem um ‘apelo’ muito grande, pois gera receita para a oficina. Ele deve ser recolhido por uma empresa credenciada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), vai para a indústria de refino, é reprocessado e volta para o mercado para compor um óleo novo”, explica.

Ele disse que o ciclo de reciclagem do óleo é basicamente infinito desde que respeitado. “Se pegarmos um barril de óleo virgem, conseguimos extrair 7% de lubrificante; se pegarmos a mesma quantidade de óleo usado, extraímos 70%. É muito importante que cada oficina saiba disso para que dê uma destinação correta ao óleo”, alerta.

O I Encontro Estadual de Reparação de Veículos, realizado em Rondonópolis nos dias 22 e 23 de julho, no auditório do Sebrae, reuniu cerca de 280 profissionais da área de reparação de várias cidades do Estado. De acordo com o Diretor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Sul de Mato Grosso (Sindimec Sul-MT), Jader Barbieri, o encontro foi muito proveitoso e os participantes se demonstraram engajados. “Já estamos planejando o segundo encontro e pretendemos fazer em uma dessas cidades que estiveram aqui participando”, encerra.
Imprimir