Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Secretário adjunto da Sema participa de reunião em Dardanelos

Assessoria-Sema/MT

O secretário adjunto de Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) acompanha em Aripuanã (1.002 quilômetros de Cuiabá, na Região Noroeste do Estado), a reunião com representantes de cerca de dez etnias que invadiram o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Dardanelos no último sábado (24.07).

Nesta segunda-feira (26.07), representantes dos empreendedores e dos órgãos ligados a questão se dirigiram à região onde negociam com os índios a desocupação do canteiro de obras da usina. A reunião acontece na área onde estão os alojamentos, localizados a cerca de 500 metros das obras da usina.

O secretário adjunto informou (por telefone), que os índios fizeram basicamente duas reivindicações. A primeira, que o material arqueológico retirado do local e encaminhado para estudos retorne à região. Nesse sentido, o empreendedor concordou em construir um local adequado para receber esse material. São restos cerâmicos, utensílios e urnas funerárias.

A segunda reivindicação diz respeito ao Plano Básico Ambiental, no componente Indígena ainda não aprovado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Representantes do órgão avaliam que nesse componente algumas questões precisam ser melhoradas.

Segundo uma nota divulgada pela Funai nesta segunda-feira, todos os 300 trabalhadores que estavam sendo mantidos reféns já foram libertados e não houve nenhum tipo de agressão. Os índios aceitaram trocá-los por cinco funcionários da empresa Águas da Pedra, responsável pelas obras.

A Funai destacou ainda que chegou a fazer uma série de ressalvas no estudo de impacto ambiental, apresentado pelo grupo responsável pela construção da hidrelétrica. A empresa se comprometeu a entregar o Plano Básico Ambiental, com as compensações ou ações mitigadoras referentes ao impacto social provocado na região.

A decisão ficou acordada em junho deste ano, e o documento final deveria ter sido entregue no último dia 22, o que não ocorreu.

Os índios são das etnias Cinta Larga, Arara, Kayaby, Apiaká, Zoró, Menkü e Enawenê-Nawê
Imprimir