Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Médicos participam de imersão em atendimento de emergência

Da Assessoria

Os cooperados da Unimed Cuiabá participaram, nos dias 24 e 25 de julho, do curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (Savc), sigla em português para Advanced Cardiologic Life Support (ACLS). As aulas, que foram ministradas no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), são promovidas pela American Heart Association (AHA) e foram trazidas a Cuiabá pelo Comitê Educativo da Singular. “É uma honra estar aqui, em Cuiabá, pela terceira vez. Sempre que estivemos aqui fomos muito bem recebidos por todos os profissionais. Parabenizamos a Unimed Cuiabá e seu Comitê Educativo pela iniciativa, que garante um corpo clínico mais bem preparado”, salientou o diretor do curso, Roberto de Moraes Júnior.

As aulas de ACLS têm como diferencial organizar o atendimento a pacientes em situação de emergência e são compostas, em sua maioria, por exercícios práticos. “As dinâmicas são feitas por simulações realistas de casos clínicos, com grupos formados por sete pessoas. Assim, garantimos não apenas o entendimento dos protocolos como o aprendizado do trabalho em equipe, uma vez que, em geral, atendimentos de emergências são realizados por equipes multidisciplinares”, afirmou o diretor. “O grande beneficiado com tudo isso é o paciente que passa a contar com um atendimento de emergência melhor, que obedece os protocolos mais aceitos”, complementou o instrutor, Denis Corrêa.

Para o cooperado membro do Comitê Educativo da Unimed Cuiabá, Fábio Liberali, o curso é fundamental para o desenvolvimento profissional dos médicos. “Este momento é a realização de um sonho pessoal, para mim. Os cursos de imersão, como esse, são a forma mais eficaz de transmissão de conhecimento porque aliam teoria à prática”, ressaltou. O médico adiantou também que o Comitê Educativo tem a intenção de trazer outros cursos nos mesmos moldes oportunamente.

No curso, foram abordados os seguintes temas: desfibrilação; marcapasso cardíaco; técnicas de acesso intravenoso; farmacologia cardiovascular; síndromes coronárias; acidente vascular cerebral (AVC); circulação artificial; ressuscitação cerebral; aspectos éticos; técnicas de ventilação com e sem equipamentos; ressuscitação cardiorrespiratória; manejo das vias aéreas em adultos e crianças; e treinamento em desfibriladores semiautomáticos.

Ao final, após aprovação nas provas teórica e prática, os participantes receberam Cartão de Certificação Internacional, com validade de dois anos, emitido pela AHA.
Imprimir