Imprimir

Notícias / Cidades

Selo, um documento histórico

Da assessoria

Há 167 anos, mais exatamente no dia 1º de agosto, surgiam no Brasil os “Olhos de Boi”, como são conhecidos os primeiros selos postais. O nome criativo - dada sua semelhança com os olhos da espécie bovina - para aquele pequeno pedaço de papel mudou significativamente o serviço postal no país. Hoje o selo é mais que apenas uma certificação do pagamento da correspondência, mas um pequeno documento de valor histórico, uma fonte de conhecimento que pode ser utilizada nas mais diversas áreas e contextos. Tanto a história do selo postal quanto o seu valor e importância poderão ser conferidos na 1ª Exposição Filatélica Interestadual Pantanal 2010, que acontece de 10 a 15 de agosto no Pantanal Shopping, em Cuiabá.

“A filatelia é uma forma de haver um relacionamento entre as pessoas, de fortalecer a cultura junto às artes, história, ciências e geografia. O hábito de colecionar selos no Brasil caiu em desuso há alguns anos mas com este evento queremos resgatá-lo, mostrar aos mais jovens a importância deste pequeno pedaço de papel capaz de revelar informações valiosas sobre o que nos cerca”, frisou o empresário Maurício Melo Menezes, vice-presidente do Clube Filatélico e Numismático de Cuiabá.

O evento será realizado em parceria dos Correios com a Federação Brasileira de Filatelia (Febraf) e apoio do Clube Filatélico. Além de apreciar coleções do país inteiro o visitante poderá conhecer um pouco mais da história do selo postal. O evento contará com a visita de cerca de 1.200 alunos de escolas da Grande Cuiabá que participarão de oficinas e ganharão prêmios entre brindes e cerca de 10 mil selos que serão distribuídos como um incentivo para o início da filatelia. Haverá ainda a presença de Geraldo Ribeiro Junior, presidente da Associação Filatelia Temática (Abrafite).

Esta é a primeira exposição filatélica interestadual de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e contará com a participação de colecionadores iniciantes e em fase de desenvolvimento dos dois estados, além de convidados.

Um pouco de história - O selo postal surgiu para minimizar o prejuízo dos correios ou dos transportadores de correspondências já que alguns destinatários não queriam pagar por elas quando as recebiam já que o remetente colocava sinais em códigos na parte externa das cartas transmitindo assim as notícias. Desta forma o destinatário tomava conhecimento do seu conteúdo e recusava tanto o seu recebimento quanto o pagamento do transporte.

Foi do inglês Rowland Hill a ideia de adotar o pagamento antecipado do porte das cartas. Como um aforma de recibo seria colado à correspondência um pequeno quadrado de papel que devia ser inutilizado com um carimbo, indicando o local de origem e a data de postagem, de modo a impossibilitar seu reaproveitamento. Estava criado o selo postal. Pioneiro, o Brasil foi a segunda nação a ter um selo postal atrás somente da Inglaterra e sua Penny Black, emitida em 6 de maio de 1840.

Etmologicamente formada das palavras gregas phílos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a filatelia é normalmente definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros. Mas, muito mais do que um hobby de colecionismo, a filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo.
Imprimir