Imprimir

Notícias / Cidades

Governo municipal alerta para cuidados com clima seco e baixa umidade

Da Assessoria

A combinação de clima seco e baixa umidade, comum nesta época do ano na maior parte do território mato-grossense, preocupam as autoridades que ficam em alerta para o aumento de internações. A combinação, prejudicial principalmente às crianças e idosos, faz que seja necessário tomar uma série de cuidados. O secretário municipal de saúde, Valdecir Feltrin, alerta para os principais sintomas: “quem apresentar ressecamento das mucosas do nariz e da garganta, sangramento nasal, dor de ouvido e irritação dos olhos deve procurar ajuda”, ressalta.

Esses sintomas não precisam se apresentar todos ao mesmo tempo, mas a ocorrência de dois ou mais deles já podem levar o usuário a procurar uma unidade de saúde. Durante esse período várias recomendações podem ser seguidas para evitar internações. O coordenador da Defesa Civil de Rondonópolis, Messias Cardoso de Almeida, lista algumas destas recomendações.

“Evitar exercícios físicos entre 10 e 16hs - principalmente quando a umidade relativa do ar estiver abaixo de 15%; permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar chapéus ou boné, guarda-sol e protetor solar. Os moradores devem umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água”, esclarece o coordenador.

Quanto à hidratação é recomendado que seja ingerido um mínimo de três litros de água, diariamente. Além da água podem ser ingeridas também, água de coco, sucos de frutas naturais e alimentos como a melancia, melão, laranja, entre outros. Refrigerantes devem ser evitados.

As refeições também devem ser compostas de frutas, verduras e legumes, carne magra, arroz e feijão em pequenas quantidades, com diminuição de gorduras de origem animal, frituras e doces.


MEIO AMBIENTE – O secretário de Meio Ambiente Lindomar Alves faz outras recomendações. “Não se deve fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas ou em áreas urbanas e ao trafegar por regiões sujeitas a incêndios os motoristas devem redobrar a atenção em virtude da visibilidade reduzida pela fumaça e, também, evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos”.

Imprimir