Imprimir

Notícias / Brasil

Infraero aponta atrasos em 19,1% dos voos domésticos

G1

Balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostra que, dos 340 voos domésticos programados da 0h às 7h desta terça-feira (2), nos principais aeroportos do país, 65 sofreram atrasos -- ou seja, 19,1% do total. Outros 13 foram cancelados (3,8%).

Entre os voos da Gol, 38,5% sofreram atrasos. Dos 148 voos previstos no mesmo período, 54 ocorreram fora do horário e 11 foram cancelados.

Dos 16 voos internacionais agendados até o início da manhã, apenas um atrasou e outro foi cancelado.

Na segunda-feira, passageiros enfrentaram filas e transtornos em vários terminais do país. De acordo com a Infraero, os problemas começaram com atrasos de voos da companhia aérea Gol. Até as 22h, 25,8% dos voos nos principais aeroportos ocorreram fora do horário.

Em nota divulgada na segunda, a Gol informou que os atrasos foram reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira (30), quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

A assessoria da Gol disse ainda que, na sexta, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. E, além disso, houve aumento no movimento por causa do fim das férias escolares.

Aeroportos
Em São Paulo, no Aeroporto de Congonhas, dos 19 voos previstos até as 7h, nenhum atrasou e apenas um foi cancelado. Em Guarulhos, na Região Metropolitana, dos 22 voos agendados, sete atrasaram e um foi cancelado.

No Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão, foram quatro atrasos e dois cancelamentos, entre as 14 operações agendadas. No terminal Santos Dumont, dos 13 voos programados, nenhum atrasou e um foi cancelado.

Em Brasília, no mesmo período, estavam previstos sete voos. Um atrasou e nenhum foi cancelado.

Na região de Belo Horizonte, nos aeroportos da Pampulha e de Confins, dos 17 voos programados, nenhum atrasou e um foi cancelado.

Reclamações
Na segunda-feira, os juizados especiais instalados em cinco aeroportos do país registraram pelo menos 84 queixas de passageiros. Foi o primeiro dia de atrasos significativos após a instalação dos juizados, há uma semana, nos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio (Tom Jobim e Santos Dumont) e Brasília (Juscelino Kubitschek).

Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que sua ouvidoria analisa uma reclamação do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) com 520 denúncias trabalhistas, a maioria por descumprimento de escalas de voo. A agência diz que recebeu o documento há duas semanas, em 15 de julho.
Imprimir