Imprimir

Notícias / Cidades

Vazamento de imagens de monitoramento preocupa polícia

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

O vazamento de algumas imagens do serviço do videomonitoramento em Barra do Garças e divulgadas pela Tv Cidade/Rede Record, sem conhecimento do comando da Polícia Militar, despertou a curiosidade das autoridades policiais e Ministério Público, que prometem apurar como isso aconteceu. Mesmo porque o comandante da PM no Vale do Araguaia, coronel Valdemir Barbosa e o tenente-coronel Paulo Costa negaram que a PM autorizou o repasse dessas imagens. A central que monitora as 136 câmeras fica na sede do batalhão da PM.

O coronel Barbosa disse que vai apurar se tem a participação de algum PM nesse episódio e garantiu que haverá punição, pois o comando não tem conhecimento deste fato. O comandante disse que vai apurar também uma denúncia de que tem um funcionário da empresa HM Segurança, responsável pela manutenção das câmeras, copiando o material dentro do batalhão. Outra suspeita é que possa ter outra central instalada em outro lugar na cidade, fragilizando mais ainda o sistema de monitoramento.

A divulgação das imagens pela TV sem o conhecimento do comando mostra uma fragilidade no sistema e o risco de que essas imagens sejam utilizadas com outra finalidade. Em Cuiabá, a central fica sob responsabilidade da PM e somente os policiais têm acesso ao material.

O sistema foi implantado pela prefeitura de Barra do Garças dentro de um pacote de R$ 1 milhão de reais incluído também a nova sinalização vertical e horizontal do município. O videomonitoramento está auxiliando a PM na detenção de criminosos e decifrar acidentes que ocorreram na cidade.

O coronel Barbosa prometeu apurar o assunto. O Ministério Público já tomou conhecimento da polêmica sobre a gerenciamento destas imagens. Em Cuiabá já houve uma polêmica sobre as câmeras onde uma filmagem de um acidente envolvendo o filho de um desembargador foi parar na TV e o comando da capital foi recriminado por isso. O comandante da PM disse que vai chamar novamente a equipe da HM para saber se esse vazamento está acontecendo por parte da empresa, pois ele recebeu a informação que o funcionário Jonathan estaria copiando as imagens e repassando ao gerente Jorge que entregou para Record.
Imprimir