Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Fundação pede compromisso de candidatos com meio ambiente

G1

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou nesta quarta-feira (4), em Brasília, a Plataforma Ambiental para o Brasil. O documento foi produzido com o objetivo de apresentar as principais questões ambientais que precisam ser discutidas, respondidas e solucionadas pelos próximos dirigentes do país. O documento também tem o objetivo de ser um instrumento de apoio ao cidadão na busca do compromisso de seus candidatos com o meio ambiente.

“Os eleitores precisam cobrar de todos os candidatos uma atenção especial a uma agenda socioambiental que atenda as necessidades da população para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Este é o momento de cobrar atitudes concretas para a conservação ambiental e fazer cumprir a Constituição Federal”, afirmou Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

A Plataforma sugere que os candidatos debatam e se posicionem sobre o cumprimento das obrigações assumidas pelo Brasil nos acordos internacionais dos quais é signatário, como a meta estabelecida de redução das emissões nacionais de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% até 2020, além do mínimo de 30% do Bioma Amazônia e 10% dos demais biomas e da Zona Costeira e Marinha em unidades de conservação.

A Plataforma Ambiental foi construída seguindo as determinações da Agenda 21, da legislação ambiental brasileira vigente e dos demais tratados e protocolos internacionais. Os principais pontos do documento são: água e saneamento, incentivos fiscais, biodiversidade e florestas e mudanças climáticas.

O documento menciona ainda a necessidade de garantir o cumprimento das metas de universalização do saneamento básico no país e a continuidade dos incentivos econômicos e fiscais a proprietários de terra para manterem suas áreas preservadas. “Levantamos diversas questões importantes que todos, seja eleitor ou candidato, devem considerar nessas eleições”, disse Mantovani.

A Fundação SOS Mata Atlântica convocou os eleitores a entregar o documento a seus candidatos, pessoalmente, por email ou correio, e pedir o comprometimento público deles com as questões ambientais.
Imprimir