Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Petroleira pode retomar exploração perto de acidente no golfo do México

R7

A gigante energética BP, responsável pelo maior vazamento em águas marinhas da história, sinalizou que pensar em voltar a explorar petróleo perto da plataforma que explodiu no golfo do México.

Na conferência de imprensa realizada nesta sexta-feira (6) no Estado da Louisiana, o chefe de operações para Exploração e Produção, Doug Suttles, disse que ainda existe uma quantia substancial de óleo e gás na reserva.

- Claramente, há muito petróleo e gás por lá e vamos ter que pensar sobre o que fazer em algum momento.

Segundo a agência France Press, ao ser perguntado se a empresa consideraria doar o lucro da venda de óleo do reservatório ou vender os direitos para outra empresa de petróleo, Suttles se esquivou e disse que a BP "simplesmente não pensou nisso".

- O que nós temos que fazer é focar na resposta [ao acidente]. Nós nem sequer pensamos sobre o que faríamos com esse reservatório e este campo de exploração um dia.

O vazamento de petróleo, que atinge o golfo do México desde o dia 20 de abril, foi classificado pelos cientistas nesta semana o maior da história a ocorrer em águas marinhas.

De acordo com as estimativas mais recentes, quase 800 milhões de litros de petróleo (4,9 milhões de barris) foram jogados no mar e nas praias dos EUA desde a explosão de uma das plataformas da BP, a Deepwater Horizon, que matou 11 trabalhadores.
Imprimir