Imprimir

Notícias / Política MT

Quatro vereadores pedem licença na mesma sessão

De Sinop - Alexandre Alves

Os vereadores Gilson de Oliveira (PP), Jonas de Lima (PDMB), Ademir Bortoli (DEM) e Fernando Bispo (PR) pediram, durante sessão desta segunda-feira, à noite, afastamento temporário do Poder Legislativo de Sinop. Com isso, quatro suplentes vão assumir na próxima sessão.

Na vaga de Gilson, que se dedicará a campanha para deputado estadual, assumirá o suplente Sérgio da Eclipse (PT). Será a primeira vez na história da Câmara de Sinop que o partido dos Trabalhadores vai ocupar, ainda que temporariamente, uma cadeira na Casa de Leis do município.

No lugar de Bortoli vai assumir o ex-vereador Roberto Trevisan, o “Betão” (DEM). Ele concorreu em 2008 à reeleição, sem sucesso, ficando na suplência da coligação PSDB/DEM. Betão teve o registro de candidatura cassado em primeira instância, acusado de usar recursos da Câmara para enviar propaganda eleitoral na campanha. Contudo, conseguiu reverter a cassação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Na lacuna de Jonas, assumirá Geraldo Antônio dos Santos, o “Pitoco da TV” (PMDB), que é o terceiro suplente do partido. Os dois primeiros, o próprio Jonas e Zuleica Mendes, estão no exercício do mandato porque os titulares, Nevaldir Graff (Ticha) e Edilson Ribeiro (Ticola) são secretários de Indústria e Comércio e de Obras, respectivamente.

Já Fernando Bispo era o segundo suplente do Partido da República e se tornou o primeiro da lista porque a primeira suplente, Zeila Benevides (PPS), perdeu a vaga por trocar de partido e ser “enquadrada na fidelidade partidária”. Bispo ocupava a vaga de Leozenir Severo (PR) há 60 dias e com a saída dele vai assumir o terceiro suplente, professor Marlão Alves Damaceno (PR), que fez 293 votos.

Com todas essas “mexidas”, o Legislativo sinopense será composta, por dois meses, com a maioria de suplentes. Dos eleitos em 2008, por mérito ou por média, ficam na casa apenas o presidente Mauro Garcia (PMDB), o vice Sérgio Palmasola (PDT), o primeiro secretário Remídio Kuntz (PP) e os tucanos Francisco Junior e Fernando Assunção.

Confira os suplentes em exercício e os que vão assumir:

Zuleica Mendes – em exercício no lugar de Ticola
Valdir Sartorelo – em exercício na vaga de Hedvaldo Costa (PSDB)
Sérgio da Eclipse – vai assumir no lugar de Gilson
Betão – vai assumir no lugar de Bortoli
Pitoco da TV – vai assumir no lugar de Jonas
Professor Marlão – vai assumir no lugar de Bispo
Imprimir