Imprimir

Notícias / Brasil

Rio vai monitorar funcionamento de bueiros para evitar explosões

ABr

A concessionária Light vai instalar 400 sensores para evitar a explosão de bueiros no Rio de Janeiro. As explosões vêm ocorrendo com frequência no centro e em bairros da zona sul da cidade. Só neste ano, mais de dez casos ocorreram, além de outros tipos de problemas. Na manhã de hoje (11) saiu fumaça de um bueiro em Ipanema, na zona sul.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi estabelecido um cronograma de investimentos para a empresa. Em novembro do ano passado, a distribuidora foi multada em R$ 9,5 milhões devido ao desgaste de sua rede subterrânea. A Light recorreu e a multa está em fase de análise de recurso. A Aneel informou que está elaborando o próximo relatório sobre os serviços da concessionária.

O investimento previsto pela concessionária é de R$ 10 milhões, mas os equipamentos só entrarão em funcionamento a partir de 2011. A Light pretende dar prioridade às câmaras mais sensíveis.

“O uso de sensores nas câmaras transformadoras com o monitoramento remoto vai permitir a fiscalização em tempo real para detectar qualquer ocorrência nas galerias subterrâneas. A aplicação total do monitoramento depende da entrega dos equipamentos pelos fabricantes, que não têm material disponível na indústria para a realização de toda a ação”, informou a Light.
Imprimir