Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma rebate Serra e diz que vai conciliar trem-bala e metrô

Terra

A candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, rebateu nesta quarta-feira (11) seu principal adversário político, o tucano José Serra, e disse ser possível conciliar o uso do trem de alta velocidade (TAV), cujo leilão já foi marcado pelo governo, com linhas urbanas de metrô. O ex-governador de São Paulo tem condenado a proposta de viabilização do trem-bala e dito preferir trocar o projeto pela instalação de 300 km de linhas do metrô em sete capitais do País: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Goiânia e Fortaleza.

"Metrô é fundamental. Nós não pretendemos, de maneira alguma, trocar o tipo de alternativa muito usada no Brasil. Não vamos colocar a alternativa trem de alta velocidade ou metrô. Não são substitutos (...) um do outro porque eles são diferentes um do outro", disse a ex-ministra, relembrando, por exemplo, que nos anos 80 havia críticas pelo fato de se querer investir em metrôs urbanos para transporte de passageiros.

"Podemos, sim, ser capazes de construir (...) tanto transporte de longa distância de carga, de passageiros, urbanos, suburbanos, utilizando tecnologia ferroviária", declarou, observando ainda que, por ora, não se sabe se o uso do trem-bala funcionará como uma alternativa ao transporte aéreo. "Assim como vocês, eu quero o Brasil nos trilhos", resumiu a candidata.
Imprimir