Imprimir

Notícias / Educação

Todos por uma Educação Nota 10 mobiliza o Estado neste dia 11

Da assessoria - Seduc

O projeto “Todos por uma Educação Nota 10, Com Qualidade Social” comemorou neste dia 11 de agosto, Dia do Estudante, a terceira edição com a criação de um documento reunindo as propostas a serem implementadas para a conquista de qualidade na Educação de Mato Grosso.

Desenvolvido há três anos, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) junto as escolas estaduais, o projeto é uma atividade que comemora os avanços dos indicadores educacionais e avalia caminhos para melhorias. Todas as escolas do Estado desenvolvem atividades com o objetivo de refletir sobre o papel de cada um e de todos na busca dessas conquistas. A atividade integra pais, alunos e funcionários na discussão.

A superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez, destaca que o slogan do projeto traduz a essência do papel educativo da Escola. “A educação formal é um desafio permanente, pois ela não se dá fora do contexto sócioeconômico cultural abrangente”, diz. Sendo assim, impactam sobremaneira no processo educativo.

A educação escolar é direito constitucional com finalidades legalmente expressas na Lei de Diretrizes Básicas (LDB). “Não pode ser pensada sua concretude de forma espontânea. A intencionalidade só se efetivará na medida em que o Planejamento e as Ações convergirem para esses fins”, acrescenta.

Na Escola André Avelino Ribeiro, no bairro Morada da Serra, em Cuiabá, atividades culturais e recreativas deram prosseguimento a palestra de abertura com o documento de proposição para a melhoria da Qualidade de Ensino. O evento na escola teve a participação da primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa.

Também na Escola Estadual Professor Honório Rodrigues de Amorim, no bairro da Manga, em Várzea Grande, as atividades foram ancoradas na reflexão sobre o Ideb. Até mesmo a apresentação teatral realizada pelo professores teve como foco o aprendizado. A coordenadora Maria Fátima e Silva disse que os avanços conquistados na escola se devem a integração das propostas pedagógicas com o empenho dos profissionais e toda a comunidade escolar.

A reflexão e a valorização dos projetos desenvolvidos na Escola Estadual Souza Bandeira, no Coxipó, em Cuiabá, foi o grande destaque apresentado aos pais e estudantes. “Temos zero por cento de evasão e uma equipe comprometida com o projeto político pedagógico”, destaca a coordenadora irmã Lucimar Martins Ribeiro.

Para a Seduc, a partir dessa reflexão e avaliação sobre que escola temos e qual escola queremos, será possível consolidar o compromisso de todos com um trabalho educativo cada vez mais qualificado. “Esse compromisso deve estar expresso em documento, plano de trabalho, apontando alternativas para melhorar a qualidade do ensino e monitorado permanentemente”, conclui Catarina Cortez.
Imprimir