Imprimir

Notícias / Cidades

Incêndio consome 16 serrarias e mais de 100 casas

De Sinop - Alexandre Alves

A situação em Marcelândia é de desespero por causa do incêndio que tomou conta do setor industrial. Mais de 100 famílias estão sem moradias, pois suas casas queimaram com todos os pertences dentro. As labaredas destruíram também 16 serrarias, caminhões, máquinas e madeiras estocadas, além de animais – gado e suínos.

A maioria das pessoas foi levada para o pavilhão da igreja católica e dormiu em colchões e colchonetes doados pela comunidade. Adultos e crianças se alimentaram por meio das doações e o trabalho de voluntários. Roupas começam a chegar enviadas por moradores de todos os cantos da cidade.

Porém, uma parte das pessoas que tiveram casas queimadas, mas que conseguiram retirar algum móvel antes das labaredas chegarem passou a noite na rua, cuidando dos pertences. Uma família amontoou os bens retirados da casa no meio do quintal e permaneceu por lá, enquanto as brasas queimavam a madeira da casa que as pessoas residiam.

Os municípios da região começam a se mobilizar para ajudar os atingidos pela tragédia. Em Sinop, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) reúne donativos para enviar ao município vizinho. O Cientec reúne uma equipe de profissionais médicos e envia hoje uma UTI móvel para ajudar nos atendimentos de saúde.

Outro município vizinho de Marcelândia que começa a se mobilizar é Cláudia, que fica a 70 quilômetros de distância. Os moradores estão levando donativos à Rádio Nativa FM, definido como ponto de coleta. União do Sul – 90 km de distância – e Colíder – 120 km – também se mobilizam para ajudar as famílias atingidas.

Nesta manhã de quinta-feira, integrantes da Defesa Civil, Brigada Municipal de Combate ao Fogo (Prevfogo), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de municípios vizinhos se reúnem em um capo de futebol para definir as ações de combate a focos de incêndio que ainda persistem, além de ajuda aos moradores.


Leia também:

Incêndio invade setor industrial de Marcelândia (Veja imagens)

Sema designa aerovanes para combater incêndio em Marcelândia

Cidade de Marcelândia pega fogo (veja vídeo)
Imprimir