Imprimir

Notícias / Política BR

PE: debate exibirá primeiro confronto entre Campos e Jarbas

Terra

O primeiro debate entre os candidatos ao governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (12), a partir das 22h, pode movimentar a campanha. O evento será transmitido pela TV Clube, afiliada da TV Bandeirantes no Estado e terá pela primeira vez, frente a frente, o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador e ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), principais adversários. Participam também: Sérgio Xavier (PV), Edilson Silva (Psol), Jair Pedro (PSTU), Roberto Numeriano (PCB) e Anselmo Campelo (PRTB).

Em uma situação confortável, já que tem média de 30 pontos de vantagem em pesquisas de intenção de votos, o candidato à reeleição Eduardo Campos evitou, até o momento revidar os ataques da oposição, especificamente de Jarbas. O senador, segundo colocado nas pesquisas, adiantou que vai comparar os oito anos de seu governo (1999 a 2006) não só com os quatro anos da atual gestão, mas com os oito anos do governo de Miguel Arraes, ex-governador e avô falecido de Campos.

Jarbas é dissidente e apóia a candidatura de José Serra (PSDB) no Estado. Mesmo assim, o senador do PMDB tem encontrado dificuldades dentro do núcleo formado pelo seu partido, PSDB, DEM, PPS e PMN. Isso porque grande parte dos tucanos, liderados nacionalmente e localmente por Sérgio Guerra, aderiu ao governo e declarou apoio à candidatura de Campos. A situação criou um constrangimento dentro da aliança e troca de farpas entre os aliados nos bastidores.

Apesar de manter o aspecto democrático, ao inserir os sete postulantes ao governo no debate, a expectativa é que duas horas de duração do confronto sejam pouco. Mesmo assim, todos os convidados confirmaram presença e devem chegar com uma hora de antecedência aos estúdios. As coordenações de campanha levarão militantes para o edifício onde o programa será realizado e em alguns comitês serão instalados telões para que os eleitores possam observar o desempenho dos seus candidatos.
Imprimir