Imprimir

Notícias / Cidades

Outro incêndio queima mais de 3 mil hectares no nortão de MT

De Sinop - Alexandre Alves

Logo após o incêndio que queimou boa parte do setor industrial de Marcelândia (710 km de Cuiabá), outra grande queimada é registrada no nortão. Desde terça-feira (10) o fogo já queimou mais de três mil hectares no município de Cláudia – vizinho de Marcelândia.

O fogo, que veio de pastagens de fazendas e matas, chegou ao assentamento Zumbi dos Palmares. A representante da comunidade, Marlene Silva, foi até a prefeitura pedir socorro ao Poder Executivo do município. O prefeito Vilmar Giachini (PMDB) chegou a ir ao local e constatou que o incêndio está sem controle.

Vilmar solicitou ajuda do governo, que ontem enviou uma equipe da Defesa Civil. Os bombeiros foram até o assentamento. Após uma perícia, os soldados explicaram que o foco se originou na “Travessa do Seu Zuza”, prosseguiu pela Fazenda Primavera, até chegar ao assentamento Zumbi dos Palmares.

Todavia, não foram registradas mortes de animais, nem destruição de casas, como aconteceu em Marcelândia, onde 16 serrarias foram atingidas, mais de 100 residências incendiaram, animais morreram queimados e o fogo consumiu estoques de toras, madeira serrada, máquinas e veículos.

Por conta das queimadas, todo o nortão do Estado está sob intensa fumaça. Em Marcelândia, nesta sexta-feira, a situação é mais crítica, pois parou de ventar e uma densa nuvem de fumaça baixou sobre a cidade. Adultos e crianças sofrem com problemas respiratórios.



Imprimir