Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura realiza palestra sobre tabagismo

Da assessoria

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (13/08), palestra sobre os males do tabagismo. A palestra faz parte do projeto ‘Vida Ativa e Saudável’, que visa conscientizar a população sobre os benefícios da alimentação saudável, da atividade física e de evitar atitudes que causem danos à saúde, como o hábito do fumo.

“Estamos fazendo um trabalho focado no cidadão, para que ele crie consciência e tome conhecimento sobre hábitos de vida saudáveis”, destaca a gerente do Departamento Mariúva Valentim Chaves.

O cancerologista José Neto Spila, que atua no Serviço Único de Saúde – SUS palestrou sobre o tema. “O hábito do fumo remete a mais de três mil anos, e hoje dados dão conta de que a população mundial de fumantes está em um bilhão e 200 mil; e isso reflete no bolso do cidadão que não fuma, porque ele paga impostos para a construção de hospitais que tem que atender milhares de pessoas com problemas de saúde relacionados ao uso do cigarro”, explica Spila.

Segundo o cancerologista o cigarro é a maior causa de morte evitável no mundo. “No Brasil 51% da população já fumou ou fuma, e o hábito atinge 20,3% dos homens e 14,8% das mulheres, porém o que mais preocupa nestes dados é ver que 11% de nossas crianças e adolescentes já experimentou o tabaco”, salienta.

Durante a palestra o médico relacionou outros dados. “50% dos fumantes morrem de alguma doença relacionada ao cigarro e o uso desta droga é responsável por 90% das doenças de cabeça e pescoço; quem fuma tem três vezes mais chance de morrer que os não fumantes”, alerta Spila.

SAÚDE – O cancerologista destacou que a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável e em alguns casos, o uso controlado de medicamentos, contribui em muito para que o dependente largue o vício. “Outro fator fundamental para parar de fumar é a força de vontade, muitos ex-fumantes largaram o vício sem ajuda nenhuma”, finaliza.
Imprimir