Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes protestam contra norma que proíbe contratar professores

De Rondonópolis - Dayane Pozzer

Estudantes de sete escolas da rede estadual de ensino de Rondonópolis estão em clima de protesto. Na última sexta-feira (13) eles realizaram uma manifestação junto com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) contra a norma do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que proíbe a contratação de professores substitutos em caráter de emergência.

O acórdão do TRE foi publicado no dia 14 de junho e veda a contratação de professores substitutos durante o período eleitoral, ainda que em caráter de urgência. O Sintep e a comunidade escolar quer que o TRE reveja a decisão.

Diretores da rede estadual e representantes do Sindicato já se reuniram com os promotores Ari Madeira, da Defesa da Cidadania e do Consumidor, e Rodrigo Arruda, da Infância e Juventude, e entregaram uma pauta de reivindicações aos representantes do Ministério Público Estadual (MPE).

Atualmente, 72 professores estão afastados de suas atividades em Rondonópolis através de licença médica. Muitos alunos têm ficado sem aulas devido à proibição. Segundo João Eudes da Anunciação, diretor presidente da subsede do Sintep, entre as reivindicações entregues ao MPE está a da necessidade de contratação de três a quatro mil professores para a rede estadual de ensino do Estado, entre agosto de 2009 e setembro de 2010.

Na manifestação, o Sintep repassou informações sobre a situação e debateu os encaminhamentos da agenda de mobilização definidos pelo Conselho de Representantes do Sintep. O protesto aconteceu na Praça Bom Jesus, na Vila Operária, região onde estão localizadas as sete escolas e apresenta o maior número de estudantes que estão sendo prejudicados com a falta de profissionais da educação.
Imprimir