Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Tempo seco exige limpeza redobrada dentro de casa para cuidar da saúde

Da Redação - Thalita Araújo

A limpeza já deixou de ser um tema apenas doméstico e passa a englobar as discussões sobre saúde. Casa limpa é fundamental no auxílio ao combate a doenças, principalmente as do trato respiratório, muito comuns em períodos de baixa umidade relativa do ar.

Nesta época do ano, em que a seca castiga a região Centro Oeste, o ar fica extremamente contaminado com poeira e fuligem, resultado das queimadas pelo Estado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nos primeiros treze dias de agosto, Mato Grosso emitiu 1,8 milhão de toneladas de monóxido de carbono, o que representa cinco vezes mais do que produziu o estado de São Paulo, no mesmo período.

Assim, manter a casa limpa é uma tarefa árdua. Maria do Socorro A. Moraes Gomes que o diga. Dona de casa - das caprichosas – em Cuiabá, ela teve de fazer uma visita ao fisioterapeuta nesta segunda-feira (16), com dor nas costas. “A limpeza anda pesada”, brinca.

Socorro diz que a falta de chuvas tem deixado acumular muita poeira em casa e, assim, o serviço quase dobrou. “Você limpa hoje, amanhã já está tudo empoeirado”, reclama. Para aliviar, muito pano úmido, água e bons produtos de limpeza, que ajudem a não deixar vestígios de sujeira. “Para quem tem alergia, é fundamental manter a casa limpa. Ajuda a saúde neste tempo feio”, alerta.

Maria do Socorro afirma ainda que o orçamento doméstico também sofre alterações por conta do ar cheio de fumaça. “Tenho que comprar mais ou menos o dobro de produtos de limpeza”, reclama.

Como dica, a dona de casa recomenda esperar dias de promoções em supermercados para efetuar a compra. “Eu, por exemplo, compro no supermercado Comper, que tem dias de preços mais baixos especificamente para produtos de limpeza”, completa Socorro, que mora próximo ao Comper da Avenida do CPA.

Imprimir