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Notícias / Educação

Método de Inteligência Competitiva planeja ação de artesãos de MT

Da assessoria

Artesãos de Mato Grosso iniciaram um tipo específico de capacitação e prática voltada para a Copa do Mundo Fifa 2014. O trabalho está centrado na metodologia Inteligência de Mercado, com base no trabalho da mestre em Economia Aplicada e em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, a francesa Armelle Decaup.

Pelo método se obtém nos negócios um leque de estratégias ou opções e recomendações para orientação do setor. A gestão do segmento de artesanato em Mato Grosso pela metodologia é um projeto piloto realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae-MT, criado recentemente como mais um portfólio de serviço destinado às micro e pequenas empresas no Estado.

Uma das ações já com o método foi o curso de biscuit feito por 29 artesãs na semana passada na sede da instituição. Entre as finalidades do curso estava a aprendizagem de novas técnicas de modelagem das profissionais que trabalham com o material.

O superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Ribeiro, relata que a Inteligência Competitiva é a abordagem mais inovadora presente no mundo corporativo atualmente em termos de gestão. São informações importantes para a tomada de decisão. “A Inteligência Competitiva melhora produtos, a diversificação, a concorrência, a identidade cultural e foco no mercado nacional e internacional. Muitas empresas utilizam essa metodologia. E nós trazemos esta consultoria científica para as micro e pequenas empresas, como fizemos para o artesanato”.

A gestora do núcleo, técnica Daniele Monteiro Arguelho, diz que a utilização do método de Inteligência Competitiva nos negócios requer um longo processo que não se faz da noite para o dia. “Produzir inteligência competitiva é organizar a informação estratégica e analisá-la para que ela subsidie opções e recomendações para tomada de decisão e planejamento”.

No caso do artesanato, informa, foi feito um diagnóstico do que é relevante sobre a forma de produção, gestão e comercialização dos produtos. Ela diz que nesse estudo foi identificado que os artesãos locais não são motivados por questão de lucro, mas pela garantia de qualidade de vida e renda. “Percebemos que precisava mostrar para eles a experiência de gestão. Identificar pontos para que eles possam avançar em suas competências”, conta. A partir do trabalho de expectativas e necessidades dos artesãos, chegou-se ao objetivo de inteligência do segmento.

Ela frisa que com a aplicação de fatores próprios do setor é possível trabalhar cenários, oportunidades e ameaças dos negócios. A ação atual é atuar em cima da técnica, por exemplo. Pois, com o domínio e aprimoramento da forma como os artesãos atuam na produção é possível propiciar a inovação. “Há necessidade de renovação de mix de produtos. O artesanato precisa ter identidade cultural. E ela vem com o domínio da técnica e outros ícones do Estado que precisam ser respeitados”. A gestora observa também que “não dá para o produtor de arte fazer algo e ver se o mercado adquire e nem fazer tudo que o mercado quer”. A relação, diz, não pode ser forçada.

Informações sobre o Sebrae-MT podem ser encontradas no endereço eletrônico www.mt.agenciasebrae.com.br
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