Imprimir

Notícias / Esportes

Putin garante à Fifa apoio à candidatura russa para Copas de 2018 e 2022

Terra

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, se reuniu nesta terça-feira com os membros da comissão de avaliação da Fifa que inspecionam a candidatura russa para organizar a Copa do Mundo em 2018 ou 2022.

"Se nos concederem essa honra, estamos dispostos a oferecer garantias governamentais adicionais. Isto inclui a isenção de vistos para os participantes da Copa e visitantes", afirmou Putin, citado pelas agências russas.

O primeiro-ministro russo prometeu aos inspetores da Fifa que os estádios "serão construídos a tempo, utilizando tanto fundos estatais quanto capital privado".

Além disso, assegurou que serão construídos ou reformados 16 estádios em 13 cidades da parte europeia da Rússia, mesmo que o país não receba a Copa.

"Tudo será organizado em alto nível. Não duvido que será interessante tanto para as equipes quanto para os torcedores", disse.

Como argumento favorável à Rússia, o primeiro-ministro lembrou que nenhum país da parte oriental da Europa sediou o Mundial até hoje.

"A Copa do Mundo nunca foi realizada no leste europeu e seria importante para a reunião receber tal torneio. Segundo nossos números, aproximadamente 6 milhões de russos jogam futebol, mas o número de torcedores é muito maior. Por isso, decidimos apresentar a candidatura".

O chefe da delegação da Fifa é Harold Mayne-Nicholls, presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) do Chile.

"Para nós era muito importante escutar que o Governo apoia a construção de infraestruturas para a realização da Copa do Mundo, e é muito importante que durante esse período haja um regime sem vistos", assinalou.

Mayne-Nicholls ressaltou que "seja qual for a decisão da Fifa, a entidade ajudará a Rússia no desenvolvimento do esporte".

Os inspetores da Fifa supervisionaram ontem as obras de construção do novo estádio do Zenit São Petersburgo, para 68 mil espectadores, que deverá ser inaugurado ainda este ano, e hoje fizeram o mesmo com os estádios de Moscou.

Os membros da comissão de avaliação se deslocarão também a Sochi Mar Negro e Kazan. O país concorre com outras oito candidaturas, incluindo duas duplas (Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica).

A Fifa decidirá quem organizará as Copas do Mundo de 2018 e 2022 no dia 2 de dezembro, em Zurique (Suíça).
Imprimir