Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Defesa Civil coloca MT em estado de alerta devido à baixa umidade do ar

Da Redação - Priscilla Vilela

A Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso emitiu na tarde dessa terça-feira (17) um informe que coloca a população em estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar, que deve ser registrada em 20% entre os dias 17 e 20 de agosto. O informe é preocupante já que especialistas indicam que a umidade ideal está entre 50 e 80%.

Apesar da notificação, o Clima Tempo divulgou que na tarde de terça a umidade chegou a 14% nas principais áreas de Cuiabá. O número é ainda mais preocupante se levado em conta que o registrado está quase em estado de emergência (12%).

Com a baixa umidade, especialistas reforçam os cuidados que devem ser tomados como, por exemplo, o aumento da ingestão de líquidos e interrupção de atividades físicas entre as 10 e 16 horas. As medidas devem diminuir as complicações respiratórias e ressecamento de pele.

Além de complicações com a saúde, a seca aumenta os registros de queimadas em todo o estado, que atualmente, segundo o Inpe (Instituto Nacional de pesquisas Espaciais) tem o maior número de focos de incêndio no Brasil, na marca de 4.285.
Imprimir